Pesquise por palavras-chave

6 dicas para se destacar como profissional de tecnologia

Ago 4, 2022 | Carreira, Tecnologia

O setor de tecnologia se tornou chave para o crescimento dos negócios, com isso, a área vem se destacando e a quantidade de profissionais na área, como consequência, está crescendo. Dessa forma, como se destacar como profissional de tecnologia?

Henrique Motta, Gerente de Suporte de TI no ecossistema de tecnologia Ativy, com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, onde passou por diversos segmentos, separou 6 dicas para você se destacar na área! Confira o artigo completo abaixo!

Como é trabalhar no suporte? Como se destacar como profissional de tecnologia? Entre várias outras.

Cada segmento tem sua particularidade e seus desafios, bem como cada empresa tem suas prioridades com base na relevância das demandas do negócio. Muitas acabam limitando o uso da tecnologia devido ao custo, pelo desconhecimento dos riscos e, até mesmo, por não conhecerem sua importância para o negócio.

Com isso, alguns profissionais de TI acabam sofrendo consequências por não terem acesso a tecnologias de ponta e robustas, limitando sua vivência, afinal, algumas experiências só a prática pode lhes proporcionar.

Aqui no ecossistema de tecnologia Ativy, por se tratar de uma empresa que respira tecnologia 24 horas por dia, com 11 empresas disruptivas, as quais possuem clientes de todos os seguimentos, nossos analistas e especialistas realizam interações e trocas de conhecimento constantemente.

Pensando nisso, separei seis dicas de como se destacar como um profissional de excelência em sua empresa:

1. Foco na base, conceito é tudo

Cada vez mais, vemos profissionais de TI se certificando em vários players no mercado, mas acabam se esquecendo da base e seguem uma onda contagiante de “colecionadores de insígnias”.

Por fim, acabam virando apenas executores de comando, sem a capacidade de interpretação do problema e limitando seu raciocínio lógico em busca da causa raiz.

Um bom profissional de TI tem uma base de conhecimentos sólidos e profundos, os quais o auxiliam na compreensão de diversas situações, independente do dispositivo ou ambiente.

2. Escolha uma tecnologia de afinidade

Ser especialista não se trata apenas de saber muito bem uma única coisa. Ser especialista – um bom especialista – se trata de conhecer muito bem a base da tecnologia de afinidade e ao menos uma noção intermediária de todo o ecossistema em torno desta tecnologia.

Por isso, antes de decidir se tornar um especialista, lembre-se de que há um longo e profundo caminho a ser percorrido. Não há um bom especialista em ambientes Microsoft que não entenda um pouco de redes de computadores e de servidores; do mesmo jeito, não há um especialista em Virtualização que também não entenda um pouco de redes, Sistemas Operacionais e por aí vai.

 3. Mantenha-se atualizado

Que a tecnologia é dinâmica, todos já estamos cansados de saber. São atualizações de correções, segurança, compatibilidades e novas funcionalidades a todo momento. Com isso, os profissionais que buscam destaque não podem se dar ao luxo de estagnar ou se alienarem deste mundo frenético.

Hoje em dia, temos a informação acessível a praticamente todos através de cursos EaD, fóruns, comunidades, Youtube, Twitter e, até mesmo, grupos de WhatsApp, que são fortes aliados no desafio da informação.

Escolha uma fonte confiável de sua preferência e crie rotinas – ou ative as notificações para lembrar-se –, mas nunca se esqueça de validar as informações apresentadas através de literaturas oficiais.

4. Entenda o suficiente sobre processos e modelos de trabalho

Outro ponto muito importante e que muitos profissionais acabam deixando de lado são os processos. Até porque processos são chatos, burocráticos e morosos. Mas não se esqueça de que processos trazem a “ordem” dentro de uma organização!

É sempre aconselhável que todos na área de TI entendam os processos nos quais estão envolvidos, sejam eles processos de compras de equipamentos, de escalonamento, de governança e, até mesmo, processos de vendas ou de outras áreas da empresa. Assim, fica mais fácil conhecermos como as demandas chegam até nós e como nosso trabalho impacta outras áreas da empresa.

No geral, os profissionais que trabalham na área de TI devem seguir as famosas boas práticas de TI (ITIL) e o mesmo ocorre com demais áreas que possuem seus frameworks. Sei que soa um tanto quanto desafiador, mas conhecer processos e frameworks (mesmo que minimamente) das áreas com as quais você está envolvido, direta ou indiretamente, pode alavancar e muito o seu desempenho e, de fato, contribuir para seu destaque profissional.

5. Colabore

Colaborar é sinônimo de contribuir e evoluir. Quando nós aprendemos algo e compartilhamos esse conhecimento, estamos ajudando não só os colegas de trabalho, como também a empresa e a nós mesmos. Afinal, ensinar outras pessoas nos faz refletir sobre o assunto em questão, além de nos possibilitar acessar informações que estão armazenadas no fundo do nosso inconsciente, trazendo-as à tona novamente e alimentando nosso ciclo de aprendizagem contínua por repetição ou associação.

Não ache que você será mais valorizado ou reconhecido por deter o conhecimento de algo que só você sabe sobre um ambiente. Hoje em dia, as empresas valorizam muito mais os profissionais que colaboram e evoluem coletivamente, sendo assim, coopere e incentive o compartilhamento do conhecimento dentro da sua comunidade. Organize workshops, palestras, treinamentos e ganhe destaque.

6. Desafie-se

Desafie-se a fazer ao menos uma coisa nova por dia, seja trabalhando em uma atividade que você não tenha afinidade ou escrevendo um processo que ainda não existe.

O fato de você se desafiar, aprendendo a lidar com o desconhecido ou temido, pode aumentar muito sua maturidade corporativa e estimular você a lidar com situações cada vez mais diversificadas. Com isso, você cria um diferencial competitivo perante seus colegas de trabalho e o destaque será inevitável.

Não tem milagre e nem segredo: basta você se movimentar e se inserir em um ambiente que lhe proporcione exercitar essas dicas. E se esse ambiente ainda não existe, que tal criá-lo?

Na Ativy, somos desafiados a vivenciar na prática diária todos os pontos abordados acima, principalmente na área de suporte e atendimento, em que temos interações com todas as áreas da empresa, além de contato e atendimento a mais de 2000 clientes.

Conhecer o ambiente dos nossos clientes, ter acesso a uma infinidade de tecnologias e prover soluções com base em um atendimento de alta qualidade são nosso lema e, de fato, nosso diferencial. E, assim, vamos nos desenvolvendo cada vez mais, criando empresas do futuro e os nossos próprios futuros!

Texto produzido por Henrique Motta, Gerente de TI no ecossistema Ativy.