Buscar por palabras clave

O jeito Ativy de desenvolver líderes para transformar pessoas

ago 26, 2021 | Cultura

Ser líder não é uma tarefa fácil — mas é, talvez, uma das mais gratificantes. Não se trata apenas de delegar tarefas e de monitorar resultados, calibrando as entregas de acordo com os números da operação, mas de impactar positivamente a vida de dezenas (ou centenas) de indivíduos. 

O jeito Ativy de liderar é, na verdade, a forma que encontramos de empoderar pessoas. Dentro e fora da empresa. 

Em 2021, a Ativy cresceu em ritmo acelerado. A tripulação ganhou reforços e, ao passo em que celebrávamos as conquistas, endereçávamos as responsabilidades: era preciso estruturar um programa interno para reunir, formar e atualizar lideranças.  

Thalita Machado, analista do time de Gente & Cultura, idealizou o projeto — e, além de encabeçar o desafio, o executou com o coração. Alguns meses depois, nasceu o I’m Leader.  

“O intuito do I’m Leader, cujo calendário anual prevê uma série de treinamentos e interações, é fortalecer e propagar o propósito da Ativy”, detalha Thalita. O projeto se ampara em quatro pilares e, de certa forma, explicita o jeito Ativy de liderar. 

1. Conversa de valor 

Praticar a conversa de valor — que não está necessariamente ligada a um cronograma de feedback — é, sem dúvida, uma das maiores qualidades de um líder. Para viabilizá-la, é preciso ser transparente e, acima de tudo, saber escutar. “Partimos da premissa de que cada pessoa é única, com suas dificuldades, habilidades e experiências”, reforça Thalita.  

Na prática, um líder que transforma pessoas sabe olhar para cada um de forma única, exaltando pontos fortes e, também a partir do exemplo, inspirando a ser melhor no que ainda pode ser desenvolvido.  

2. Reuniões de resultado

Reunir o time para discutir metas e estratégias é bom; garantir que, depois do encontro, todos estejam alinhados e focados no mesmo objetivo é ainda melhor 

⚠️ Especialmente no home office, vale redobrar a atenção às interações interpessoais durante o expediente. 

Analisar resultados, revisar objetivos, ouvir novas ideias e comemorar conquistas — sejam elas grandes ou pequenas —, fazem parte de uma reunião de resultado. Para isso, é importante manter a frequência de reuniões e, claro, estar sempre pronto para ajudar a equipe a voar ainda mais longe! 

3. Felicidade no trabalho

Thais Viana, Analista de Bem-estar e Felicidade na Ativy, explica que “a liderança é o principal parceiro do bem-estar e da felicidade, pois é o líder quem cria o ambiente de cultura aberta e positiva, mais participativo, desafiador e com psicologicamente seguro.” 

O jeito Ativy de liderar está, portanto, focado em tornar as pessoas cada vez mais felizes e realizadas. Promover a felicidade no trabalho é permitir que a equipe se sinta livre para participar de novos desafios e que, no fim do dia, todos partilhem do mesmo propósito. 

Na Ativy, a mais nobre missão dos líderes é abrir portas para que todos sejam transformados no melhor que podem ser.

4. Cultura

A liderança tem papel fundamental no crescimento e na sustentação da cultura corporativa. Por isso, é necessário adotar uma postura humanizada e empreender esforços genuínos para fazer o propósito reverberar, crescer e se expandir em cada membro do time. 

Mais do que formar líderes, a Ativy empodera as pessoas para que elas mudem o mundo. Mais do que atrair talentos, nós os desenvolvemos. Todos os dias, estamos construindo o futuro que queremos ver, viver e legar.