Search by keywords

Liderança feminina: não há dúvidas que as mulheres constroem o seu próprio futuro

Mar 8, 2022 | Carreira, CULTURE

O dia 08 de março, é considerado o Dia Internacional da Mulher e, é evidente que as mulheres vêm construindo seu próprio futuro há décadas, ocupando cargos gerenciais e dando cada vez mais destaque para a liderança feminina.

Segundo pesquisa divulgada recentemente pelo IBGE, as mulheres ocupam 37,4% dos cargos gerenciais, porcentual inferior ao registrado na última pesquisa, quando elas ocupavam 39,1% desses postos de trabalho.

Mas hoje não vamos falar da liderança feminina referente cargos gerenciais, porque a verdade é que as mulheres sempre foram líderes.

Algumas desde muito novas e mesmo que não fossem vistas dessa forma, não desanimaram com as divergências e lideraram seu próprio futuro, contribuindo para o futuro das mulheres que estavam por vim.

Conheça algumas das mulheres que fizeram a diferença na história (a última irá te surpreender)!

Liderança feminina: algumas das mulheres que contribuíram para o futuro

 

Marie Curie (1867-1934)

Marie Curie, a polonesa que ganhou dois prêmios Nobel

A polonesa Marie Curie ficou conhecida pelos seus conhecimentos e pesquisas em radioatividade, além de ser a primeira pessoa a ganhar o Prêmio Nobel duas vezes.

Um recebido em física, após demonstrar a existência da radioatividade natural, e o outro em química, pela descoberta de dois elementos químicos.

Ela é um grande exemplo, ainda hoje, como cientista para homens e mulheres.

Margaret Hamilton (1936-)

Margaret Hamilton, cientista da computação

Cientista da computação e mãe, Margaret Hamilton, publicou inúmeros artigos, esteve envolvida em mais de 50 projetos ao longo da sua carreira, com destaque no trabalho de desenvolvimento de software de voo da Apollo 11 da NASA.

Em 2016, recebeu a medalha Presidencial da Liberdade pelo ex-presidente Barack Obama (Estados Unidos).

Valentina Tereshkova (1937-)

Valentina Tereshkova, primeira mulher a ter ido ao espaço

Filha de camponeses, Valentina Tereshkova, foi uma cosmonauta que ficou conhecida por ser a primeira mulher a ir ao espaço.

Foram 48 voltas no globo terrestre em 71 horas.

Bertha Von Suttner (1842-1914)

Bertha Von Suttner, primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel da Paz

Escritora, pacifista e compositora de música, Bertha Von Suttner nasceu em Praga, atual República Checa. Foi secretária de Alfred Nobel, criador do Prêmio Nobel, e acabou se tornando sua amiga.

Aos 46 anos de idade, publicou seu livro Abaixo as Armas, ficando reconhecida mundialmente.

Sendo uma mulher líder ativa do movimento pacifista, foi informando regularmente seu amigo Alfred Nobel sobre ações do movimento da Associação Internacional para Paz e para a Arbitragem, incentivando-o Nobel a pensar na criação do prêmio Nobel da Paz, sendo a primeira mulher a receber o prêmio.

Nísia Floresta (1810-1885)

Nísia Floresta, educadora, escritora e poetisa brasileira.

Nasceu no Rio Grande do Norte, poetisa e educadora, Dionísia Gonçalves, com pseudônimo Nísia Floresta escreveu seu primeiro livro com apenas 22 anos.

No Rio de Janeiro, fundou o Colégio Augusto, para meninas, não se limitando apenas a ensinos domésticos, mas ensinava assuntos como matemática, ciências, música, gramática, entre outros.

Colégios que ensinavam essas matérias, na época, admitiam apenas homens. Nísia proporcionou um conhecimento mais justo e um futuro melhor para essas mulheres.

A última, não menos importante: você!

Com certeza, depois de vermos um pouco da história dessas cinco mulheres, não há dúvidas que elas construíram, não apenas o seu próprio futuro, mas, principalmente, impactaram no futuro de outras mulheres.

Liderança feminina não é feita apenas por cargos empresariais, na verdade, também é feita pela forma que você lidera a sua vida.

E tenho certeza de que, você que está lendo, pode e deve ser a líder do futuro que você deseja ter. O seu futuro é o seu futuro. De mais ninguém.

Além de alguma forma, todos nós, impactamos e levamos nossas experiências para pessoas ao nosso redor. Acredite, no futuro, algum conhecimento seu, uma luta sua, vai impactar no mínimo uma pessoa.

A importância da liderança feminina na Ativy

É comum termos mulheres ocupando cargos de liderança na Ativy, seja no time de Gente e Cultura, com a CHO, Danielli Ramos ou no setor de Cybersecurity, com a Pamela Barros, coordenadora de Governança de TI.

Contudo, entendemos que aqui, todas são líderes criam seu próprio futuro todos os dias e, além disso, criam o futuro empresas do futuro e o futuro das empresas. Impactando milhares de pessoas com o seu trabalho.

Proporcionar flexibilidade, autonomia e um ambiente adequado para a nossa liderança feminina faz parte do nosso propósito. Afinal, humanizamos empresas para empoderar pessoas, de dentro para fora.

Março é o mês da mulher, em específico, o dia 08, é considerado o Dia Internacional da Mulher, porém, é inevitável comemorar apenas um dia ou um mês para quem faz história todos os dias. Então, para nós, o dia da mulher, são todos os dias.

Quer fazer parte da nossa liderança feminina? Conheça nossas vagas.